PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar
DURAÇÃO: 13/02/2012 À 17/02/2012
Atividade Pontual: Grito de Carnaval - Início: 10:50 h (Período da Manhã) e 16:40h (período da tarde)
JUSTIFICATIVA:
Os alunos ,desde pequenos, aprendem muito sobre o carnaval, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Trabalhar o tema "O Carnaval na Escola", vai de encontro aos interesses dos alunos respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Levar o aluno, através deste projeto, a:
• Interessar-se e despertar curiosidade pelas Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
• Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
• Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
• Conscientizar o aluno no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Trabalhar o raciocínio e a memória;
• Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
• Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
• Estimular o ritmo;
• Despertar e educar a atenção e a observação;
• Proporcionar liberdade de auto-expressão;
• Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
RECURSOS:
• CDS com músicas carnavalescas;
• Pesquisas na Internet; (Origem do carnaval);
• Jornais e revistas coloridas;
• Garrafas Pet;
• Copos descartáveis;
• Latinhas de alumínio;
• Papéis coloridos, ofício, pedrinhas, grãos de feijão, arroz, canudinhos.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
O projeto “O carnaval na Escola”, pode ser desenvolvido através de pesquisa da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse dos alunos pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que os alunos trouxerem poderá ser apresentado nos murais informativos da escola. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
Poderá ser confeccionada fantasias para um desfile
É preciso realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Será eleito o melhor folião, os melhores passistas e a melhor fantasia.
AVALIAÇÃO:
A idéia do projeto de carnaval foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iría apresentar no dia marcado para o nosso Baile de Carnaval. Começamos as atividades, apresentando o carnaval às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas folias de carnaval. As marchinhas carnavalescas foram selecionadas e distribuídas nas turmas para serem trabalhadas como atividades em sala de aula, cantadas e na construção de livros e cartazes para exposição.
Organizamos vários Blocos carnavalescos, de acordo com a música ensaiada na sala de aula, para concluir o nosso trabalho.
CONCLUSÃO:
Este Projeto, foi realizado com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula;
Foram eleitos os melhores passistas:
• Manhã: Thais 3º (E.M.) A e Samuel 6º (E.F.)A
• Tarde: Luiz Henrique 1º (E.M.) B
Melhores Fantasias:
• Manhã: Mariana 7º (E.F.)A e Ingrid 1º (E.M.) A
• Tarde: Carlos 2º (E.M.) B e Tainá 9º (E.F.) A
Os foliões:
• Professora Edna Edmeire
• Agente de Organização Escolar: Wanderley Sávio
Nenhum comentário:
Postar um comentário