quinta-feira, 8 de março de 2012

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA



PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar

DURAÇÃO: 13/02/2012 À 17/02/2012
Atividade Pontual: Grito de Carnaval - Início: 10:50 h (Período da Manhã) e 16:40h (período da tarde)

JUSTIFICATIVA:
Os alunos ,desde pequenos, aprendem muito sobre o carnaval, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Trabalhar o tema "O Carnaval na Escola", vai de encontro aos interesses dos alunos respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

OBJETIVOS:
Objetivo geral: Levar o aluno, através deste projeto, a:
•     Interessar-se e despertar curiosidade pelas Folias de Carnaval;
•     Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
•     Comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•     Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
•     Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
•     Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
•     Conscientizar o aluno no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
•     Desenvolver o gosto pela leitura;
•     Trabalhar o raciocínio e a memória;
•     Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
•     Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
•     Estimular o ritmo;
•     Despertar e educar a atenção e a observação;
•     Proporcionar liberdade de auto-expressão;
•     Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;

RECURSOS:
• CDS com músicas carnavalescas;
• Pesquisas na Internet; (Origem do carnaval);
• Jornais e revistas coloridas;
• Garrafas Pet;
• Copos descartáveis;
• Latinhas de alumínio;
• Papéis coloridos, ofício, pedrinhas, grãos de feijão, arroz, canudinhos.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
O projeto “O carnaval na Escola”, pode ser desenvolvido através de pesquisa da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse dos alunos pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que os alunos trouxerem poderá ser apresentado nos murais informativos da escola. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
Poderá ser confeccionada fantasias para um desfile
É preciso realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Será eleito o melhor folião, os melhores passistas e a melhor fantasia.

AVALIAÇÃO:

A idéia do projeto de carnaval foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iría apresentar no dia marcado para o nosso Baile de Carnaval. Começamos as atividades, apresentando o carnaval às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas folias de carnaval. As marchinhas carnavalescas foram selecionadas e distribuídas nas turmas para serem trabalhadas como atividades em sala de aula, cantadas e na construção de livros e cartazes para exposição.
Organizamos vários Blocos carnavalescos, de acordo com a música ensaiada na sala de aula, para concluir o nosso trabalho.

CONCLUSÃO:

Este Projeto, foi realizado com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula;
Foram eleitos os melhores passistas:
•     Manhã: Thais 3º (E.M.) A e Samuel 6º (E.F.)A
•     Tarde: Luiz Henrique 1º (E.M.) B
Melhores Fantasias:
•     Manhã: Mariana 7º (E.F.)A e Ingrid 1º (E.M.) A
•     Tarde: Carlos 2º (E.M.) B e Tainá 9º (E.F.) A
Os foliões:
•     Professora Edna Edmeire
•     Agente de Organização Escolar: Wanderley Sávio
•     Agente de Serviços Escolares: Renato Macedo